quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que são métodos mistos ("mixed methods")?



Um rápida pesquisa no motor de busca do Web of Knowledge mostra que existem actualmente cerca de 6379 publicações científicas que afirmam usar mixed methods, e que esse número tem crescido velozmente nos últimos anos.


Mas afinal a que nos referimos com a expressões "métodos mistos", "metodologias mistas" ou "investigação mista"?
Quais as diferenças entre estes conceitos? 


A investigação mista é actualmente considerado o terceiro maior paradigma de investigação. É uma abordagem ao conhecimento (teórica e prática) que tem o objectivo de considerar pontos de vista e perspectivas múltiplas. 

Os estudos resultantes de processos de investigação mista são caracterizados por se orientarem de acordo com os seguintes raciocínios ou objectivos:

(a) Triangulação (i.e., procura de convergência e corroboração através de diferentes estratégias)
(b) Complementaridade (i.e., procura de elaboração, ilustração e clarificação dos resultados de uma metodologia para outra), 
(c) Desenvolvimento (i.e., usar os resultados de uma metodologia para informar outras)
(d) Iniciação (i.e., descobrir paradoxos e contradições que levam a um reenquadramento da questão de investigação), e 
(e) Expansão (i.e., procurar expandir o alcance e a diversidade da investigação através do uso de diferentes métodos para diferentes componentes da pesquisa).

Toda a investigação é interpretativa, e há uma multiplicidade de métodos adequados para diferentes tipos de abordagens. Assim, as formas tradicionais de nos definirmos como investigadores, alinhando-nos com um conjunto específico de métodos (ou sendo definido pelo nosso departamento ou unidade de investigação como um/a investigador/a qualitativo/a ou quantitativo/a) já não é muito útil. Tal distinção está a tornar-se obsoleta. (adaptado de Schwandt, 2000, in Johnson, 2007) .

Assim, para Greene (2006, in Johnson, 2007) a palavra "métodos" em "Investigação por métodos mistos" (ou Mixed Methods Research) deve ser encarada de forma abrangente. Pode incluir estratégias de recolha de dados (questionários, entrevistas, observações), métodos de de investigação (experiências, etnografia) e questões filosóficas adjacentes (ontologia, epistemologia). Utilizar o temo "Investigação Mista" ou "Investigação Integrativa" tem a vantagem de não se reduzir a sua aplicação apenas ao métodos, mas também aos tipos de dados recolhidos, por exemplo. 

Deixo-vos com três definições de Investigação por Métodos Mistos por alguns dos maiores especialistas na matéria, adaptadas Johnson (2007).

A investigação por métodos mistos é uma integração sistemática de métodos qualitativos e quantitativos num único estudo, com o objectivo de obter uma visão mais abrangente e uma compreensão mais profunda do fenómeno em estudo. Os métodos mistos podem ser integrados de forma a que os métodos qualitativos e quantitativos retenham as suas estruturas e procedimentos originais (métodos mistos puros) ou podem ser adaptados, alterados ou sintetizados para se enquadrarem na investigação (métodos mistos modificados). Huey Chen

A investigação por métodos mistos é um desenho de investigação (ou metodologia)  na qual o/a investigador/a recolhe, analisa e mistura (integra ou relaciona) dados qualitativos e quantitativos num único estudo ou em diversas fases do mesmo programa de investigação.
John Creswell

A investigação por métodos mistos é um tipo de desenho de investigação no qual as abordagens qualitativas e quantitativas são usadas na definição de questões de investigação, métodos de investigação, recolha de dados, procedimentos de análise de dados ou nas inferências.
Abbas Tashakkori e Charles Teddlie

Alguns investigadores mais ligados à área da Sociologia, criticam estas definições, por terem uma perspectiva muito utilitária e pouco preocupada com questões epistemológicas. Mas isso terá de ficar para outro post :-)

A informação aqui desenvolvida foi baseada nas (ou parafraseada das) seguintes fontes:


Aqui poderão encontrar um bom artigo em desenvolvimento (e em portguês) sobre métodos mistos e triangulação, da autoria de Teresa Duarte (ISCTE)
Alguma bibliografia de excelência sobre métodos mistos (em inglês) pode ser encontrada aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que pensas...