Declaração de intenções


Este blog pretende aumentar a divulgação e a utilização adequada das diversas estratégias metodológicas qualitativas (e não só) actualmente disponiveis para o/a Investigador/a.

Integrará conteúdos originais elaborados por mim, assim como materiais e links de outros sites, autores ou instituições de investigação científica, sempre devidamente identificados (levo o meu medo de plágio tão a sério que chego a citar-me a mim própria, só para prevenir), tanto em lingua portuguesa e inglesa. Inicialmente o blog terá sobretudo ligações exteriores e à medida que vou tendo mais tempo (yeah, right...), terá mais conteudos originais. Partilharei também aqui, para além de reflexões teóricas ou descrições práticas, alguns processos de resolução de dilemas metodológicos com que me deparo frequentemente no meu trabalho. E que às vezes correm bem!

Sobre mim:
Psicóloga Clínica e Investigadora, actualmente a desenvolver o meu Doutoramento, fazendo uso de algumas metodologias aqui descritas. Mais sobre o meu percurso e actual projecto aqui


Aviso:
Tal como nada em ciência é definitivo, as metodologias também não entram (ou não deviam entrar) em concursos de beleza. Assim, não verão aqui posturas do género "A minha estratégia metodológica é tão mais sexy que a tua" ou "Isso é demasiado positivista/naturalista/pós-moderno/reflexivo/interpretativista/ect para ser usado". Se há coisa que tenho aprendido, especialmente aqui, é que cada metodologia é utilizada numa determinada posição epistemológica (que convém saber qual é) e deverá ser avaliada tendo em conta os critérios e pressupostos dessa posição, e não de qualquer outra. Senão é uma maçada, ter um investigador da psicologia crítica, pós-moderno e interpretativista a avaliar segundo os seus presupostos um estudo massivamente quantitativo. Dá uma conversa interessante, e pouco mais.

Este blog é um projecto absolutamente amador, não é um emprego a tempo inteiro (emprego...lol!) e tem erros. Erros ortográficos, erros lógicos, erros de estilo, de gramática, uma infinidade. Mal descubra corrijo-os logo, senão, avisem-me para luanacunhaferreira (gmail).

Ainda não decidi a postura a adoptar quanto ao Acordo Ortográfico. Assim, provavelmente encontrarão aqui posts elaborados de ambas as formas. Provavelmente não irei decidir sobre isto durante muuuito tempo. Temos pena.


(imagem retirada de http://www.nationalgeographic.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que pensas...